1. O TAURUS É PARA MIM UM DOS ALICERCES DO HEAVY METAL NO BRASIL. NOS ANOS 80 A BANDA LANÇOU EXCELENTES ALBUNS E FICOU UM TEMPO INATIVA E HOJE RETORNA COM FORÇA TOTAL. HOJE RECEBEMOS CLAUDIO BEZZ PARA NOS CONTAR UM POUCO DA TRAJETÓRIA DA BANDA, SOBRE O NOVO CD E OS PLANOS FUTUROS. CLAUDIO, INICIALMENTE AGRADEDECEMOS A SUA DISPONIBILIDADE E GOSTARIAMOS DE SABER COMO VOCÊ ESTA VENDO ESSE RETORNO DO TAURUS A CENA METAL
R: É uma volta as origens. Mas sem nenhum ranço do passado. Muito pelo contrário. Só voltamos a tocar juntos porque sempre tivemos uma ótima relação de amizade entre nós. Pude notar que o público que curte metal é muito maior, mas tudo continua como antes...underground até o fundo...
2. EM 2007 TIVE INFORMAÇÕES SOBRE SHOWS E UM PROVAVÉL CD, O QUE IMPEDIU O LANÇAMENTO?
R: Quando voltamos a tocar novamente, em 2007, fazendo o “Open Act” de um show do Testament , tivemos uma resposta super positiva do público. Acho que esse foi o impulso que precisávamos. A partir daí fizemos shows por várias capitais brasileiras, sempre super lotados e com a galera ensandecida cantando todas as nossas músicas antigas. Resolvemos começar a compor novo material para lançar um novo albúm, mas foi um trabalho lento que estamos terminando agora. Resolvemos terminar o cd sem nenhum stress, sem correria, num tempo que fosse confortável para nós. Esse foi o principal motivo para a demora do cd. Mas a valeu a pena. O som do cd está muito bom e espero que a galera curta. Escutem bem alto.
3. QUAL ESTA SENDO A DIFERENÇA ENTRE O ATUAL CENÁRIO METAL E O DOS ANOS 80?
R: Basicamente é a maneira como nos comunicamos hoje: internet.
todo mundo que tem uma banda pode divulgá-la na net. Isso foi um avanço. Também a facilidade em obter bons intrumentos, aprender técnicas instrumentais, home estúdio, etc, fez com que mais e mais pessoas pudessem ter sua banda, gravar em casa mesmo e logo depois enviar pela net. Mas , na mesma proporção de quantidade, a qualidade é pouca. A peneira é maior nesses tempos. Então, o conteúdo ainda é o que faz diferença. É o que aproxima “aqueles tempos” desse tempo.
4. QUE NOVOS CONCEITOS ESTÃO SENDO TRABALHADOS PELO TAURUS? O QUE MUDOU EM TERMOS DE COMPOSIÇÃO, ARRANJOS E LETRAS?
R: Ainda somos os mesmos. Mantivemos o mesmo conceito critico de outros tempos. Só estamos mais maduros, e já sabemos onde queremos chegar. Sinceramente, estamos muito melhores do que antes. Temos muito mais a dar. Só estamos começando....
Sobre as letras, sempre fomos letristas descritivos. Falamos sobre a política, sobre a violência que aturamos, sobre o estrago das drogas, enfim, sobre nossas vidas, mas nunca num tom professoral. Os arranjos continuam a ser coletivos. Compusemos as músicas novas como compúnhamos antes, ou seja, todos juntos, focados nisso. Nos trancamos em um teatro por 3 dias e compusemos todo o disco. Depois foi só lapidar.
5. ESTAMOS TENDO UMA CRESCENTE DE BANDAS OITENTISTAS RETORNANDO E CONSEGUINDO GRAVAR SEU CD, PARA VOCÊ ESSE RETORNO FAZ PARTE DE UM CONTEXTO MUNDIAL OU É ALGO PRÓPRIO DO BRASIL?
R: Acho que isso é natural. Tantas bandas no mundo anunciaram o fim e depois voltaram. Acho que o metal é que é diferenciado no Brasil, e a história dos anos 80 não nos deixa mentir. É muito bom que outras bandas voltem a tocar, pois quanto mais pudermos preencher as casas de shows com eventos metalicos, melhor para todos.
6. VAMOS VOLTAR NO TEMPO. COMO SURGIU A IDEIA DO TAURUS? MUITOS CONSIDERAM O TAURUS MUITO MAIS FORTE CANTANDO EM PORTUGUÊS, O SOM DIAS DE CÃO, SERIA UM EXEMPLO. VOCE CONSIDERA O PRIMEIRO DISCO O QUE MAIS ATINGIU A GALERA BRAZUCA?
R: O Taurus surgiu da vontade de um bando de amigos de escola montar uma banda para tocar o som que curtíamos, como Black Sabbath, Judas Priest, Iron Maiden, Purple, Zep, e tantas outras. Sobre a língua, acho que quando as pessoas conseguem entender as letras das músicas, automaticamente criam um vinculo com elas. Não foi diferente com a gente. A importância do nosso primeiro álbum “Signo de Taurus” em nossas vidas é inegável. Justamente por ser todo cantado em Português e pelo contexto da época em que ele foi lançado (1986).
Hoje voltamos a cantar em nossa língua. Achamos que nossa identidade é essa.
7. NOS ANOS 80, COMO ERA O CONTATO ENTRE O TAURUS E AS DEMAIS BANDAS AI DO RIO DE JANEIRO? E HOJE?
R: O contato era total. Tínhamos nosso espaço social..( Baixo Gávea) onde nos encontrávamos sempre. Dali saíram muitas bandas, músicas e contatos de shows e discos.
Hoje vejo que a periferia do Rio tem a”força”. Os shows que fizemos por lá foram incríveis. Lotados, com uma galera super receptiva. Nos anos 80, quando tínhamos o caverna e circo voador as coisas eram mais centralizadas por lá.
8. QUANTO AOS INTEGRANTES ATUAIS, QUEM FORMA A BANDA? E QUAIS SÃO AS ATUAIS INFLUÊNCIAS INDIVIDUAIS DOS INTEGRANTES?
R: Hoje o line up do Taurus é: Otávio Augusto (voz), Cláudio Bezz (guitarras), Sérgio Bezz (bateria) e Jeziel (baixo/voz)
Voltamos a ser um quarteto que reúne as duas formações que tivemos.
As influências de cada um são muito variadas. todos gostam de tudo um pouco. Música boa, é música boa.
9. HOJE TEMOS MUITO MAIS FACILIDADES NA DIVULGAÇÃO GRAÇAS A INTERNET, POR OUTRO LADO MUITOS RECLAMAM DA TRANSMISSÃO DOS SONS EM MP3. EU PARTICULARMENTE ACREDITO E DEFENDO QUE QUEM BAIXA O CD E CURTE ACABA COMPRANDO, QUEM BAIXA E NÃO CURTE DELETA. VOCÊ VE OS BLOGS QUE DISPONIBILIZAM CDS COMO ALIADOS OU INIMIGOS? QUER QUE RETIREMOS OS CDS DOS TAURUS DO A FERRO E FOGO?
R: Vejo da seguinte maneira: Hoje estamos vivendo um momento de transição. Ninguém ainda sabe o que fazer, e como fazer em relação ao mp3. Cada um faz o que acha mais conveniente. Uns baixam música de graça, outros resolvem pagar pelo download..
eu, particularmente acho que não posso somente “loadiar” uma música e está tudo certo, pois teve gente que investiu grana p aquilo estar ali, mas também acho um absurdo um cd custar R$35/40 reais. Então uso meu bom senso e faço o que você sugeriu. Se gostei, compro, se não, deleto. Simples. Eu gosto de ter a capa original, encarte, ler os créditos e tal. Mas ainda estamos aprendendo a lidar com isso.
Acho que os blogs e os webzines são a nossa base de sustentação. (antes eram os fanzines impressos) portanto dou total liberdade utilizarem nossas músicas, material fotográfico, etc.
10. E OS PLANOS PARA 2010, ALÉM DO CD, O QUE PODEMOS ESPERAR DO TAURUS?
R: Teremos um “cd ao vivo” que foi gravado em um show de BH , alem do cd/dvd Brasil Heavy Metal, onde tivemos a honra de participar. Esperamos fazer a turnê de lançamento do nosso novo disco e já começar a pensar em um dvd/documentário sobre o Taurus. Mas, uma coisa de cada vez.
11. O MAURICIO BODE METAL DE SANTA BÁRBARA, FÃ NÚMERO 1 DO TAURUS ESTA TENTANDO AGENDAR UM SHOW COM O TAURUS E NOS CONVIDOU PARA A ABERTURA, TENHO UMA BANDA CHAMADA SONS OF WAR DESDE 1985 E SOMOS O SUB-SUB UNDERGROUND KAKAKAK, O QUE ACHA DESSES MALUCOS QUE INSISTEM COMO NOS EM CONTINUAR NA ATITUDE UNDERGROUND E NÃO GRAVAR, NÃO DIVULGAR, TOCAR APENAS POR PRAZER SEM ESPERAR QUALQUER RECONHECIMENTO?
R: Estamos super felizes pela oportunidade de poder tocar aí ( Claúdio somos de Bebedouro kakaka, fica há 250 km de Santa Barbara) , e estamos aguardando que isso realmente aconteça. Será um prazer dividir o palco com voces. Tocar é sempre um prazer, seja para uma, dez ou mil pessoas. Acho que devemos sempre fazer coisas que nos dêem prazer e que nos tornem mais felizes. Continuem tocando , é só o que interessa.
12. QUAIS SÃO OS SHOWS PROGRAMADOS PELA BANDA? MANDA UMA AGENDA PARA NÓS PUBLICARMOS E DIVULGARMOS.
R: Como estamos terminando o disco novo, demos um parada nos shows. Mas estaremos voltando a tocar em Março. alguns pré-contatos estão sendo feitos e esperamos poder tocar em muitas cidades pelo Brasil. Assim que tivermos uma agenda, envio para voce.
13. TODO ENTREVISTADO ME MANDA UM PRESENTE KAKAKAK QUE TAL UMA CAMISETA OFICIAL DO TAURUS TAMANHO EXG KAKAKA, BRINCADEIRA. AGRADECEMOS DO FUNDO DO CORAÇÃO (SEM FRESCURA) SUA DISPONIBILIDADE E PEDIMOS UMA MENSAGEM FINAL PARA NOSSOS LEITORES.
R: Primeiramente muito obrigado Paulo, pela oportunidade de responder as suas perguntas e agradecer a “Ferro e Fogo” . Só não sei se temos uma camisa tamanho EXG..rsrs
Espero que curtam nosso disco novo, pois foi feito com muito cuidado, sem nenhuma concessão, de forma totalmente verdadeira. Só usamos instrumentos de verdade, tudo valvulado e quente. Achamos que é assim que se faz!!
Grande abraço a todos e venham aos nossos shows para conversar com a gente. É só chegar!
Bela entrevista com um dos ícones do metal nacional dos anos 80, Paulo!!!! Parabéns!!!!
ResponderExcluir